academicos
1) Explique porque para Bourdieu a escola é considerada uma reprodutora. O que ela reproduz? E como reproduz?
Para Boudieu a escola é considerada reprodutora, por reproduzir o contexto social ao qual o aluno está inserido. A maioria dos meninos ricos chegam ao topo da formação, e a maioria dos meninos pobres são excluídos no meio do percurso. O que vai ocorrer é que as pessoas reproduzem o seu contexto social na escola. A escola simplesmente mantém cada um no seu devido lugar de origem prometendo o contrário.
2) Explique o que é capital cultural. Como é transmitido, onde é transmitido e como ele interfere no desempenho escolar.
Desenvolvido por Pierre Bourdieu, este conceito se refere ao conjunto de recursos, competências e apetências disponíveis e mobilizáveis em matéria de cultura dominante ou legítima. Pode existir em dois estados: incorporado, quando faz parte das disposições, do habitus, dos agentes; e objetivado, quando é certificado através de provas, atributos ou títulos, designadamente escolares. O capital cultural refere-se ao conjunto de recursos em matéria de cultura, seja ele, dominante ou legitima. Desenvolve valores de uma nova cultura cívica na colaboração de classes e na ética da responsabilidade coletiva.
Este capital tende a ser transmitido por diferentes agentes de socialização (família, os grupos de colegas e a escola). Todos eles tendem a reproduzir a desigualdade ou o capital dos diversos grupos que ocupam um espaço social. Pode ser transmitido em vários ambientes ou espaços, por exemplo, em casa, nas ruas (se relacionando com outras pessoas), na escola, em outros espaços.
O capital cultural influencia o desempenho escolar dos indivíduos, pois ensina a cultura considerada legítima (que pertence à cultura da elite) apontando o papel da escola na reprodução das desigualdades. Segundo Bourdieu toda sociedade tem cultura, classificando-a
em legítima e não legítima. Na escola porém será ensinado a