Academicos
FISIOTERAPIA
NAIARA CARLOS DE OLIVEIRA
MACONHA FAZ MAL, SIM.
EUNÁPOLIS-BA
2012
NAIARA CARLOS DE OLIVEIRA
MACONHA FAZ MAL, SIM.
EUNÁPOLIS-BA
2012
INTRODUÇÃO
Maconha é o nome dado no Brasil a uma planta chamada cientificamente de Cannabis sativa. Conhecida há mais de 5 mil anos e utilizada por algumas civilizações para fins medicinais. Hoje é considerada droga, porém a mais leve das drogas ilegais. A maconha contém aproximadamente 60 substâncias - denominadas canabinóides - capazes de provocar distúrbios no cérebro. Seu ingrediente mais ativo é o THC, que age como um neurotransmissor.
Em alguns países, como a Holanda, ou em alguns Estado ou cidades específicas de outros países, como Canadá e Estados Unidos, o consumo de maconha é permitido. Outro países ainda, toleram o seu uso para fins medicinais, geralmente utilizada por pacientes em fase terminal, de doenças como AIDS e câncer.
Atualmente, diversos países, especialmente ocidentais, têm amenizado suas penalidades e até mesmo tolerado os uso desta droga, por ser considera leve e, muitas vezes, menos destrutiva que outras drogas consideradas lícitas, como o álcool e o cigarro. De qualquer forma, seus efeitos ainda não são completamente conhecidos e não se ao certo quais efeitos colaterais seu uso prolongado pode causar.
Lícita ou ilícita, a maconha se enquadra na definição de droga, que é toda substância capaz de gerar alterações no funcionamento do organismo.
Sua forma de consumo é, via de regra, na forma de cigarros, mas pode ser fumada de outras formas ou mesmo ingerida. De qualquer forma, suas substâncias ativas agem sobre o cérebro do usuário. O THC se liga aos receptores do cérebro, afetando neurônios que liberam neurotransmissores como a dopamina (ligada às sensações de