Academicos
Unidade Pedagógica:
Disciplina: Estudos da Sociedade na Educação Infantil
Curso: Pedagogia
Alunos (as): PARTENOPES
Data: 28 de Dezembro de 2011
ATIVIDADE INTEGRADORA
TEXTO DESCRITIVO
As brincadeiras são fatores fundamentais para o desenvolvimento neuropsicológico da criança, pois além de divertir-se, a criança é estimulada a participar de atividades interativas onde são submetidas a interagir com outras crianças. Portanto as brincadeiras infantis aparecem na sociedade não apenas como lazer e entretenimento para a criança, mas principalmente como um agente facilitador para que esta estabeleça vínculos sociais com os seus semelhantes, descubra sua personalidade, aprenda a viver em sociedade, além de prepará-la para as funções que assumirá na idade adulta.
As brincadeiras deverão ser preparadas como meio de fornecer à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, onde haja atividade lúdica infantil que possibilita a aprendizagem de várias habilidades. A brincadeira infantil é um importante mecanismo para o desenvolvimento da aprendizagem da criança.
É muito importante esclarecer também, que um aluno não pode ser visto apenas como um agente passivo da aprendizagem e o professor apenas como um transmissor pois, o interesse do aluno passou a ser a força que comanda o processo da aprendizagem. O professo deve ser um gerador de situações estimuladoras e eficazes
É nesse contexto que a brincadeira ganha um espaço como ferramenta ideal da aprendizagem, na medida em que propõe estímulo ao interesse do aluno. A brincadeira ajuda-o a construir suas novas descobertas, desenvolve e enriquece sua personalidade e simboliza um instrumento pedagógico que leva o professor a condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem.
Em síntese, todo professor jamais deve pensar em usar as brincadeiras pedagógicas sem um rigoroso e cuidadoso planejamento, e jamais