coleta e preparo da amostra vegetal
Engenharia Agrícola e Ambiental
Bioquímica Vegetal
Recife,
2011
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Engenharia Agrícola e Ambiental
Coleta e preparo da amostra vegetal
Jéssica Manuella Ferreira Teixeira
Lilian Danielli
Nicole Rodrigues de Oliveira
Thais Farias Pereira da Silva
Introdução
Durante esta experiência, coleta e preparo da amostra vegetal, o escolhido foi o limão. Pertencendo à família Rutacae e ao gênero Citrus, foi tomado como primeiro passo para uma segunda etapa denominada: determinação do teor de umidade, que será abordado em outro momento.
Limão é o fruto do limoeiro (Citrus x limon). Podemos dizer que existem cerca de 70 variedades. É originário da região sudeste da Ásia. Desconhecido para os antigos gregos e romanos, a primeira referência sobre este citrino encontra-se no livro de Nabathae sobre agricultura, datando do século III ou IV.
Trazido da Pérsia pelos conquistadores árabes, disseminou-se na Europa. Para o método de colheita, foi utilizada a repesentabilidade, onde coletamos amostras de toda extensão da árvore, tronando a análise mais precisa, tendo em vista que será analisada como um todo e não apenas uma parte da mesma.
Objetivos
Está aula prática teve como finalidade ensinar os métodos de colheita, como a representabilidade citada anteriormente. Também faz parte de um primeiro momento de outra prática, a determinação do teor de umidade. Também foi de grande importância para um primeiro contato com o Laboratório de Bioquímica Vegetal, possibilitando o conhecimento dos equipamentos utilizados, exemplo: pesa filtro, garra metálica, balança eletrônica semi-micro, estufa.