Psicodelismo em movimentos e músicas
A frase é um pouco sinônimo de movimento contemporâneo de direitos gays e os movimentos sociais mais amplos da comunidade LGBT.
Liberação da mulher (women's lib).
Viveu-se uma euforia libertária. A emancipação feminina, por um lado, significava o fim da sujeição da mulher ao homem (pai ou marido).
Por outro, referia-se não ao fim dessa submissão, mas também a uma época em que o poder feminino ia se instalando sobre os homens e as famílias.
A influência do rock e a liberação sexual são percebidas na fotografia da Figura54(a), mediante uma idéia de igualdade entre o homem e a mulher pela forma livre eespontânea que aparecem dançando. Na Figura 54(b), observamos uma mesma referênciaaos movimentos do corpo no desenho, expressando-se de uma forma livre e sensual.
Na Inglaterra, apesar da "revolução psicodélica" ter ocorrido mais tarde, o impacto não foi menor. Músicos consagrados como Beatles,The Animals e The Who produziram um grande número de músicas psicodélicas. No caso dos Beatles, é particularmente o caso de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, que incluía a faixa "Lucy in the Sky with Diamonds" que teria as iniciais "LSD", embora John Lennon, o autor sempre dissesse tratar-se de uma coincidência e que o nome da música era baseado num desenho feito pelo seu filho. Rubber Soul, Revolver, Magical Mystery Tour e Yellow Submarine foram outros álbuns da banda de Liverpool que incluíam músicas psicodélicas. Os Animals, que nesse época possuíam apenas um dos integrantes originais e não detinham mais tanto sucesso, porém, conseguiram emplacar hits como: Sky Pilot, Monterey e San Franciscan Nights.
A música dos Beach Boys tornou-se mais psicodélica devido ao aumento do uso de drogas por parte de Brian Wilson, compositor, produtor e