Academicos
2008.02.11
22:53
Página 170
3
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Capítulo 7. Conhecimento vulgar e conhecimento científico, 171 Capítulo 8. Ciência e construção: a verificabilidade das hipóteses, 185 Capítulo 9. A racionalidade científica e a questão da objectividade, 205
A Lição de Anatomia do Dr. Tulp, de Rembrandt van Ryn (1606-1669). O que é o conhecimento científico? Como se desenvolve? Em que métodos se baseia? Ao fazer-nos pensar sobre questões como estas, a filosofia da ciência alarga a nossa compreensão de uma forma de conhecimento que mudou radicalmente o mundo em que vivemos.
170-204
2008.02.11
22:53
Página 171
Capítulo 7
Conhecimento vulgar e conhecimento científico
1. Introdução
A influência da ciência na nossa vida é tão vasta e profunda Secções que se torna muito difícil imaginar como seria hoje o mundo, caso 1. Introdução o conhecimento científico tivesse estagnado há alguns séculos. 2. Ciência e senso comum Não existiriam computadores, telemóveis, pílulas contraceptivas, vacinas, antibióticos, automóveis, frigoríficos, lâmpadas ou televi3. Explicações científicas sões. Todas estas coisas, bem como muitas outras cujo impacto na nossa vida é tão ou mais forte, devem a sua existência a teoObjectivos rias científicas. Compreender a relação entre ciência e A ciência tem um inegável valor prático, mas as tecnologias senso comum. que produziu ou pode vir a produzir num futuro próximo deram oriCompreender e avaliar o modelo gem a novos problemas. Algumas delas, como a clonagem ou a nomológico da explicação científica. manipulação genética, levantam questões éticas importantes, e muitas outras têm um impacto ambiental preocupante. Na Parte 4 Conceitos examinaremos alguns dos problemas de natureza prática que a Causalidade, explanadum, explanans, lei ciência suscita. da natureza. Nos capítulos que constituem a Parte 3, que agora se inicia, vaModelo nomológico, senso comum. mos olhar para a ciência de outra perspectiva.