Academico
L
solução tampão, capacidade tamponante, ensino alternativo
L
Neste experimento são utilizados vinagre branco e hidróxido de sódio comercial para preparar tampões com diferentes capacidades tamponantes. Extrato de repolho roxo (indicador ácido-base) é usado para a verificação das propriedades desses tampões.
Recebido em 21/8/03, aceito em 23/8/04
59
A
s soluções tampões são soluções que resistem a mudanças de pH quando a elas são adicionados ácidos ou bases ou quando uma diluição ocorre. Essa resistência é resultado do equilíbrio entre as espécies participantes do tampão. Um tampão é constituído de uma mistura de um ácido fraco e sua base conjugada ou de uma base fraca e seu ácido conjugado.
Exemplos de soluções tampões
Ácido acético + acetato de sódio
Como agem os tampões?
Os tampões têm a propriedade de resistir a mudanças no pH. Isto ocorre porque essas soluções contêm um componente ácido e um básico em sua constituição. Para que possamos entender o mecanismo de ação dessas soluções, vamos considerar o sistema tampão ácido acético e acetato de sódio.
Desde que o sal (acetato de sódio) é um eletrólito forte, em solução aquosa estará completamente dissociado:
acetato, a base conjugada do ácido acético, é proveniente do sal. Portanto, a ionização do ácido acético é negligenciável frente ao excesso de sal (efeito do íon comum), assim como é negligenciável a hidrólise do íon acetato frente ao excesso de ácido acético. Por isso, é possível reescrever a expressão da constante de equilíbrio para o ácido acético, substituindo-se o termo [CH3COO–] (que representa a base conjugada do ácido) por [Sal]:
Ácido bórico + borato de sódio
Ácido cítrico + citrato de sódio
Ácido fosfórico + fosfato de sódio
Amônia + cloreto de amônio
Os tampões têm um papel importante em processos químicos e bioquímicos, nos quais é essencial a manutenção do pH.