academico
Consiste em um cabo blindado com dois pares trançados compostos por fios 26 AWG. São utilizados por equipamentos de telecomunicação e rádio. Foi usado nas primeiras redes Token-ring mas não é aconselhável para uma rede par trançado.
(CAT1 não é mais recomendado pela TIA/EIA)
Cabo blindado com dois pares trançados.
Telecomunicação e Rádio.
CAT2
Pares não blindado Consiste em um cabo blindado com dois pares trançados compostos por fios 26 AWG. São utilizados por equipamentos de telecomunicação e rádio. Foi usado nas primeiras redes Token-ring mas não é aconselhável para uma rede par trançado.
(CAT1 não é mais recomendado pela TIA/EIA)
Pares blindados
CAT3
É um cabo não blindado usado para dados de até 10Mbits com a capacidade de banda de até 16 MHz. Foi muito usado nas redes Ethernet criadas nos anos noventa (10BASET). Ele ainda pode ser usado para VOIP, rede de telefonia e redes de comunicação 10BASET e 100BASET4.
(CAT3 é recomendado pela norma TIA/EIA-568-B).
Cabo não blindado, usado para dado de até 10Mbps com capacidade de banda de até 16MHz.
Usado em redes Ethernet na década de 90 (10BASET)
CAT4
Cabo Par Trançado não blindado.
É um cabo par trançado não blindado (UTP) que pode ser utilizado para transmitir dados a uma frequência de até 20 MHz e dados a 16 Mbps1 . Foi usado em redes que podem atuar com taxa de transmissão de até 16 Mbps como token ring. Não é mais utilizado pois foi substituído pelos cabos CAT5 e CAT5e.
(CAT4 não é mais recomendado pela TIA/EIA
Transmiti dados a uma frequência de até 20MHz e dados a 20Mbs.
CAT5
Cabo Par Trançado não blindado.
Usado em redes fast ethernet em frequências de até 100 MHz com uma taxa de 100 Mbps.
(CAT5 não é mais recomendado pela TIA/EIA)
Redes Fast Ethernet , Frequência de 100MHz e uma taxa de 100Mbps
CAT5e
Melhoria da Categoria 5
É uma melhoria da categoria 5. Pode ser usado para frequências até 100 MHz em redes 1000BASE-T gigabit ethernet. Ela foi criada com a nova revisão