academico
Curso de Odontologia
Disciplina: Biologia Celular
Professora: Nívea Maria
Relatos de Doenças relacionadas à deficiência em estrutura celular
Letícia Franklin Silva – 13101024
Elayni Batista Sertão de Castro - 13101062
Teresina - PI
2013
Relato de doenças relacionadas à deficiência em estrutura celular.
Para compreendermos a biologia celular é preciso ter noções gerais sobre a célula, sua organização celular e suas organelas, e para identificar as doenças, inicialmente deve-se saber correlacionar esses conhecimentos clínicos com determinadas organelas presentes nas células, pois cada organela desempenha função diversificada dentro da mesma. No caso deste texto, procura-se verificar quais estruturas das células eucariontes estão diretamente e indiretamente ligadas a essas doenças, procurando identificar suas deficiências, suas causas e sua importância no conhecimento dentro da biologia celular.
Quando se fala em fluidez da membrana celular, se compreende que há deslocamento de lipídeos e de proteínas no plano da dupla camada que envolve a célula e também das interações que ocorre no interior da membrana. Muitos dos processos celulares mais básicos, incluindo o movimento, o crescimento, a divisão celular, a formação de junções intercelulares, a secreção e a endocitose, dependem do movimento dos componentes da membrana celular e provavelmente não seriam possíveis se as membranas fossem estruturas rígidas e não-fluidas, desempenhando a função de montagem da membrana.
Quando existe alguma deformidade presente na célula é porque existe alguma alteração nas proteínas de membrana da rede citoesquelética ou nas proteínas periféricas e também na fluidez da membrana, que é inteiramente dependente da natureza e da composição dos lipídeos de membrana. As alterações que reduzem a fluidez da membrana, tornando-a menos fluida (ou até mesmo rígida) deve-se às anomalias dos componentes lipídicos como