Academico
O pH é uma característica de todas as substancias, determinado pela concentração de íons Hidrogênio (H+). Os valores variam de 0 a 14, sendo que os valores entre 0 e 7 são considerados ácidos (quanto mais próximo de 0, mais ácida é a solução), o 7 é neutro e os valores entre 7 e 14 são básicos ou alcalinos. Quando essa concentração esta ácida, há uma maior concentração de íons H+ na solução. Quando está básica, ocorre o contrario, há uma maior concentração de íons OH+. Esse pH pode ser calculado pela formula: pH = - log [H+] Na química analítica, o pH é um dos parâmetros mais importantes da determinação da maioria das espécies químicas de interesse tanto ácido quanto básico. Seu controle também é aplicado nas práticas agrícolas, para medir a acidez do solo e possui ainda muitas outras aplicações importantes, como farmácia, medicina, indústrias alimentícias, entre outras.
Quando ocorre uma dissociação de ácidos ou bases em solução aquosa, sejam eles eletrólitos fortes ou fracos, o calculo da acidez da acidez da solução é obtido considerando as atividades dos ions OH-. Em soluções diluídas, a atividade de uma espécie pode ser considerada igual a sua concentração em quantidade de matéria por litro da solução (mol/L-1).
Em uma soluço de acido forte, HÁ, a concentração de íons H+ é igual a concentração analítica, CHA, ou seja, a concentração total do ácido conforme a equação:
HA H+ + A-
Para Skoog (2006), uma solução tampão de qualquer pH desejado pode ser preparada pela combinação de quantidades calculados de um par ácido-base conjugado adequado. Em ordem, os valores de pH de tampões preparadas a partir de receitas geradas teoricamente diferem dos valores previstos por conta das incertezas nos valores numéricos.
Os indicadores, por sua vez, são substâncias orgânicas que possuem moléculas grandes que se alteram em função da acidez no meio em que se está presente (solução). Por suas estruturas moleculares alteradas, essas