Caracterize as 4 principais condições que propiciaram a Teoria Celular.
865 palavras
4 páginas
Robert Hooke aprimorou o microscópio que era conhecido na época e observou diversos materiais, entre eles a cortiça. Ao observar a cortiça ao microscópio notou muitos poros, os quais chamou de células. Após as observações de Hooke, as contribuições de Antony van Leeuwenhock foram importantes para o desenvolvimento do conceito de célula. Leeuwenhoek construía todos os seus microscópios e terminou padronizando técnicas de observação feita ao microscópio. Cientistas como Hooke e Leeuwenhoek apenas interpretavam o que viam, porém desencadearam o desenvolvimento dos meios de observação. A forma de se desenvolver o trabalho evoluiu com o uso do microscópio, e as mudanças nos métodos de estudo afetou a Biologia Geral. Os cientistas eram generalistas, eram influenciados pela filosofia, pela religião e pelo grande desenvolvimento das Ciências Físicas. A biologia deixou de ser entendida como uma metaciência e passou a buscar as explicações a partir de modelos que podiam ser submetidos a um controle experimental, a um método científico.
As condições de pesquisa mudaram profundamente durante a metade do século XIX. Os mecenas (protetores da letras ou dos sábios) foram substituídos pela institucionalização da pesquisa através da criação de cátedras nas universidades. Dessa forma, os cientistas passaram a ser profissionais da investigação e as terminologias pessoais foram substituídas por uma comunicação objetiva sobre o objeto de estudo. Com a multiplicação dos laboratórios, ocorreu o desenvolvimento dos instrumentos, das técnicas e dos métodos utilizados nos estudos, o que permitiu a obtenção de resultados reprodutíveis.
Paralelamente a evolução dos meios de estudo, ocorreram mudanças no ambiente intelectual. Houve um interesse renovado pelo mundo vivo culminando na moda da filosofia da natureza que influenciou as Artes a Medicina e a Biologia.
Os progressos realizados sobre o conhecimento dos seres vivos foram importantes para a formulação da Teoria Celular: A descoberta