Academico
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BARRA DO BUGRES
FACULDADE DE ARQUITETURA E ENGENHARIAS
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Agner Santos Sousa – 13.1.89.23
Letícia de Ávila Golo – 13.1.89.37
O Arquiteto e o Engenheiro Civil e suas atribuições.
Trabalho apresentado na disciplina de Produção de texto e Leitura I
Prof.: Ms. Noêmia Maria de Souza
Junho/2013
Barra do Bugres/MT
Este trabalho acadêmico objetiva diferenciar a função entre o Arquiteto e o Engenheiro Civil, mostrando as suas peculiaridade e a parte que cabe a cada uma das funções citadas. A ideia da diferenciação entre as duas áreas surgiu com a percepção de que não há na sociedade uma ideia clara sobre quais atribuições de ambas. Além disso, busca mostrar a vantagem e a necessidade de integrar estas duas profissões para a execução da obra.
É comum na sociedade ter uma visão distorcida sobre o trabalho desenvolvido pelo Arquiteto. Quem escolhe essa carreira sofre um certo preconceito e tem uma má aceitação tanto da população, familiares, como no mercado de trabalho por terem alusão de que Engenharia Civil é o mais alto nível profissional na área da edificação/construção civil. Com esta predefinição, não sabem que o Arquiteto e o Engenheiro Civil têm um objetivo em comum, qual seja, edificar com qualidade, solidez e economia. Existem diferenças entre essas profissões, mas, existem também relações entre as mesmas. As duas habilitações podem e devem trabalhar de forma conjunta, no entanto, acreditar que um pode fazer o trabalho do outro é um erro frequente na sociedade.
A função do arquiteto de acordo com a lei nº 12.378, de 31 de dezembro de 2010 Art. 2°, diz que, as atividades e atribuições do Arquiteto e Urbanista consistem em: supervisão, coordenação, gestão e orientação técnica; coleta de dados, estudo, planejamento, projeto e