Permanência de Jovens na IASD
Os fatores determinantes para a permanência ou a evasão dos jovens na IASD (Igreja Adventista do Sétimo Dia).
2 PROBLEMA
O que determina a permanência dos jovens na IASD? Quais os fatores que levam os jovens a desistirem e ou se afastarem da vida cristã plena e ativa e a romperem seus vínculos com a IASD?
3 HIPÓTESES
É evidente que existem muitos fatores relevantes que influenciam e, muitas vezes, determinam a evasão e a manutenção dos jovens como membros ativos da IASD. Antes de realizarmos uma análise aprofundada a respeito dos reais fatores, e quais os mais importantes, é fato, e saltam aos olhos alguns aspectos que são importantes a respeito deste tema.
3.1 RELACIONAMENTOS
Um dos fatores mais evidentes, responsável tanto pela evasão quanto pela manutenção de um jovem na igreja, é o relacionamento. As amizades podem ser determinantes no que diz respeito à fixação e ou afastamento de um jovem das atividades religiosas. É notável que o grupo em que o jovem está inserido exerce grande influência nas decisões que são tomadas por esse indivíduo, o que é comumente chamado de pressão de grupo. Por isso, é de importância determinante que ele se encontre envolvido em grupo, ou grupos, que busquem o mesmo objetivo, nesse caso específico, fé. O tema relacionamento é mais abrangente do que simplesmente amizades. Existem ainda os relacionamentos afetivos com indivíduos do sexo oposto. Se a amizade exerce grande influência sobre o jovem, tanto mais os relacionamentos afetivos que gerem compromisso, como por exemplo, o namoro. Um jovem do sexo masculino tende a responder às pressões de uma namorada e vice-versa, muito mais do que às pressões geradas por simples amigos.
Outro ponto importante e diferencial, no campo das relações interpessoais, é o tipo de relacionamento que o jovem desenvolve com os líderes de sua comunidade religiosa. Esse relacionamento pode levá-lo a desenvolver confiança, até ao ponto de receber influência determinante para