tecnicas de oratória
SERMÃO ESTRUTURADO
Versão 5 .
Autor: Douglas Borges Dias de Souza
E.mail: advogado_borges@yahoo.com.br
INTRODUÇÃO
ESTA é uma opção de estudo para auxiliar aqueles irmãos que estão iniciando na pregação na Igreja e até mesmo os que, mesmo já tendo alguma experiência, queiram aprimorar-se no tema. Em nossas visitas às IASD, temos sentido sempre a necessidade dos irmãos de novos pregadores e a falta de material prático, por isso procuramos torná-lo o mais didático possível, porque o que faltam não são pregadores, mas irmãos que saibam um mínimo de técnica para desenvolver seus dons. A verdade é que todos sempre terão algo lindo para falar sobre sua experiência com Deus.
Este estudo não visa esgotar o assunto, apesar de não se ater à simples fórmula de fazer sermão, porque o Autor entende que sermão não é apenas a leitura da Palavra de Deus, os comentários sobre ela e o porte do pregador, mas todo o culto, desde a recepção até a despedida da Igreja, a forma dos adoradores se portarem e outros detalhes mais. Deus é um Deus de detalhes. A natureza é diversificada e cheia de detalhes, foi criada por um Deus de detalhes. O culto deve ser a representação desse Deus e imprimir nos ouvintes a necessidade de salvação. Imagine uma briga de irmãos pouco antes de iniciar a palavra pelo pregador. Seja lá o que o pregador falar, as visitas irão levar a imagem da igreja atrelada àquela briga. Logo, todo o culto faz parte do sermão. Tudo tem de ter ordem e deve fazer parte minuciosa da adoração.
O Pregador deve sentir a grande responsabilidade que é subir ao púlpito. Todo o Universo estará olhando para o irmão. Ali é um lugar sagrado e deve ser visitado por homens separados para a grande missão da pregação do Evangelho Eterno. Grave bem, não é de qualquer evangelho é do Evangelho Eterno.
Outras fontes certamente deverão ser consultadas para um mais amplo aprendizado, mas