Academico
O trabalho realizado no CIC(Centro Integrado de Cidadania), de Vitória popularmente conhecido como "Casa do Cidadão" está diretamente ligado à questão social, pois sendo a questão social uma categoria que expressa, as desigualdades geradas pelo modo de produção capitalista, ela se colocaria também, como objeto de todos aqueles que apostam no capitalismo como forma perfeita de produção da vida social. Assim também se expressaria nas políticas sociais, culturais, traçadas em âmbito governamental, para manter as classes subordinadas e dominadas. Ou seja, se a manifestação da desigualdade, a luta pelos direitos sociais e de cidadania, são uma expressão da questão social, o serviço prestado pelo assistente social dentro desse ambiente visa responder as necessidades sociais da população desenvolvendo ações com dimensões política, sociais e econômicas para seu bem estar.
A manifestação da questão social está relacionada com CIC pela convivência diariamente com as mais amplas expressões da questão social, confronta-se com as manifestações mais dramáticas dos processos da questão social no nível dos indivíduos sociais, seja em sua vida individual ou coletiva. É uma categoria que expressa à contradição fundamental do modo capitalista de produção, contradição está fundada na produção e apropriação da riqueza gerada socialmente intensificada com a globalização onde os trabalhadores produzem a riqueza e os capitalistas se apropriam dela, o trabalhador não usufrui das riquezas por ele produzidas.
A questão social é o conjunto das desigualdades da sociedade capitalista, e o CIC se insere dentro da comunidade com o objetivo de diminuir essa dificuldade garantir a população maior acesso nas suas mais variadas expressões cotidianas, no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública. De acordo com Iamamoto... “ A questão social é se não as expressões do processo de