abuso
Anthony Asblaster
INTRODUÇÃO
Violência – É a ação ou o ato de violentar, de empregar força física e/ou intimidação moral contra alguém; ato violento, crueldade e força.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), violência é a imposição de um grau significativo de dor e sofrimento evitáveis.
Agressividade infantil – A agressividade pode ter como base os castigos ou correções verbais que é uma combinação de rejeição e de degradação hostil, incluindo atos de como imposição de culpa, insultos, humilhações pública, de repelir ou recusar a ajuda à criança. As ameaças que causam extremos medo ou ansiedade na criança, expondo-a à violência, provocam um sentimento de raiva, acarretando um comportamento agressivo no decorrer da vida.
(Glória Maria Alvez Ferreira Cristofilini, 2009)
Pedofilia – Segundo o Ministério Público do Distrito Federal, pedofilia trata-se de uma doença, um desvio de sexualidade, que leva um indivíduo adulto a se sentir sexualmente atraído por crianças e adolescentes de forma compulsiva e obsessiva, podendo levar ao abuso sexual. O pedófilo é, na maioria das vezes, uma pessoa que aparenta normalidade no meio profissional e na sociedade. Ele se torna criminoso quando utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual, com ou sem o uso da violência física.
Existem quatro tipos de abuso, e eles são:
Abuso físico: ocorre quando um adulto machuca uma criança ao lhe dar golpes ou surrá-la. Inclui comportamentos como agredir, chutar e sufocar.
Abuso emocional: é quando um adulto fala palavras que fazem com que a pessoa se sinta mal. Afeta profundamente a auto-estima da criança, submetendo-a a agressão verbal ou crueldade emocional. Inclui comportamento como insulto, ameaça, descrédito, entre outros.
Abuso de negligência: ocorre quando um adulto prejudica uma criança ao impedi - lá de ter