casa do gil
A origem do projeto teve por base a constatação de que existem dezenas de crianças internadas nos hospitais, em situação de doença aguda ou crónica, porque existe o perigo real de não lhes serem prestados os cuidados básicos, que necessitam em sua casa, afetando a sua saúde e recuperação.
Desta lacuna na saúde hospitalar, a Fundação do Gil, numa primeira fase em parceria com o Hospital de Santa Maria deu início, a 2 de Maio de 2006, à Unidade de Apoio ao Domicílio, com uma carrinha totalmente equipada (ao nível de cuidados médicos, reanimação, alimentação aérea e tratamentos de base).
O projeto UMAD visa promover a integração da criança na família e no meio social sempre que possível, assim como vigiar o doente crónico em fase de estabilização clínica no domicílio e diminuir o número de internamentos.
Com este serviço de assistência pediátrica, garantimos o envio diário, a partir do Hospital, de uma carrinha equipada como um consultório médico de especialidade, com a equipa clínica mais adequada para dar resposta às necessidades das crianças nas respetivas casas.
Adaptar os cuidados de suporte técnico domiciliário à realidade de cada família e diminuir as deslocações aos hospitais, através da vigilância e aplicação de terapêuticas no domicílio são também objetivos. Este projeto pretende também melhorar a qualidade de vida das crianças e das famílias, de modo a promover um ambiente seguro e baixar os custos de internamento.
A primeira Unidade Móvel de Apoio ao Domicílio, garantiu a assistência a mais de 100 crianças dos serviços de Pneumologia, Nefrologia, Cirurgia, Neonatologia e Fisioterapia, do Hospital de Santa Maria, em apenas três anos, tendo percorrido cerca de 75 mil km entre Lisboa e Vale do Tejo, Estremadura, Ribatejo e Alto Alentejo.
As equipas são compostas por médicos, enfermeiros e assistentes sociais do Hospital de Santa Maria, assim como por uma coordenadora de projeto e motorista da Fundação do