contabilidade ambiental
TRABALHO DE CONTÁBILIDADE AMBIENTAL
Flavia Soares
1. INTRODUÇÃO
O crescimento da economia, cada vez mais globalizada, faz com que o meio ambiente seja afetado de maneira drástica. Torna-se necessária, então, a existência de ciências que se preocupem com a preservação do meio ambiente. A Contabilidade Ambiental é uma dessas ciências, que busca implementar nas organizações uma forma de permitir que suas atividades continuem sendo praticadas, sem prejudicar o meio ambiente.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 GESTÃO AMBIENTAL
Sendo a Contabilidade um excelente instrumento de identificação, registro, acumulação, análise, interpretação e informação das operações empresariais aos sócios, acionistas e investidores em geral, além dos administradores, obviamente, ela se configura, conforme Queiroz (2000), como o melhor mecanismo de gestão disponível ao empresariado, cujos resultados apurados podem ser tornados visíveis à sociedade, com relativa facilidade, mediante a apresentação de balanços mais complexos, que incluam, em seu corpo, as respostas aos questionamentos sociais.
Kroetz (2000, p. 24) assinala que, entendendo a Contabilidade como uma ciência social, é vital compreendê-la como um sistema aberto, sendo importante verificar a caracterização e a evolução da teoria Geral dos Sistemas, que nasceu da necessidade de se ter uma teoria maior, a da totalidade, que pudesse não só aglomerar, de forma organizada, pequenas células, mas também procurando situá-la num sistema maior, objetivando a resolução de problemas.
A Contabilidade, esta enorme fonte de registro, interpretação e informação de dados empresariais e governamentais, deve também passar a preocupar-se com o retorno a ser dirigido a toda a sociedade, conforme disse o presidente da França, Jacques Chirac, em seu discurso na sessão plenária de encerramento do XV Congresso Mundial de Contadores, em 1997:
A