PUC Faculdade
A ESCOLA E A FACULDADE
Março – 2014
A Faculdade
História da PUC-Campinas
A história da PUC-Campinas começou no dia 7 de Junho de 1941, quando nasceu a primeira unidade da Universidade, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. A Diocese de Campinas adquiriu, à época, o antigo casarão de propriedade de Joaquim Polycarpo Aranha, conhecido por Barão de Itapura.
Em 1955, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras passou a ser Universidade Católica, reconhecida pelo Conselho Federal de Educação. O título de Pontifícia foi concedido pelo Papa Paulo VI em 1972.
Não tardou para que o casarão construído no final do século XIX se tornasse pequeno para agrupar todos os cursos da Universidade. Assim, os novos campi foram surgindo de acordo com a necessidade de espaço: o Campus I, o Campus II, o Seminário e o Instituto de Letras. Em 2006, a PUC-Campinas comemorou seus 65 Anos de existência.
A Missão
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
"A Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a partir de valores ético-cristãos, considerando as características socioculturais da realidade, tem como missão produzir, enriquecer e disseminar o conhecimento, contribuindo com a construção de uma sociedade justa e solidária, por meio de suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, visando à capacitação profissional de excelência e à formação integral da pessoa humana." Valores Institucionais
Para cumprir a sua missão institucional, a PUC-Campinas norteará a execução de suas atividades pelos seguintes valores e condições de desempenho: 1. Solidariedade
2. Compromisso social
3. Responsabilidade com o meio ambiente
4. Participação e corresponsabilidade
5. Responsabilidade com a formação integral da pessoa humana
6. Proatividade
7. Desenvolvimento com sustentabilidade econômico-financeira
Estatuto e Regimento Geral da PUC-Campinas
Estatuto da Pontifícia