Abuso sexual infantil
Muitas vezes estes modelos de professores causam um impacto muito negativo na formação dos alunos, podendo causar aos educando comportamentos tais como: insatisfação, carência, medo, raiva, programações inconscientes de fracasso. As aulas costumam ser cansativas quando os professores apresentam alguns desses modelos, os alunos começa a vê-lo como incompetente, e não como um bom professor, aproveitando de forma insatisfatória o que lhe é ensinado, eles sentem muitas dificuldades em entender o que o professor quer que eles aprendam. Alguns se sentem desestimulados por não terem suas necessidades satisfeitas.
Através de uma analise feito com o texto cartão vermelho: tipos de comunicador-problema percebem-se que estes tipos de professores faz o aluno ter uma barreira que impede este de desenvolver o seu potencial de criatividade e autonomia, sendo desta forma reprimido pelos diversos modelos de comunicador-problema. Mas também a alunos que se identificam com alguns desses comunicadores, o egocêntrico por exemplo é um modelo que diverte a platéia, passa uma certa segurança a eles de que realmente sabe tudo e que se trata de uma pessoa que se assemelha a uma estrela, porque onde ela passa se destaca. São pessoas com um brilho especial no olhar, benquistas, bem-vindas, confiáveis, justas e que irradiam simpatia.
O modelo de professor que eu mais encontrei foi o desesperado, eles quase não sabiam da necessidade dos alunos, não tem tempo para ensinar, nem para preparar suas aulas, estavam sempre cansados e reclamando de tudo, não mostravam habilidades com o computador, não sabiam como imprimir documentos nem mexer no mimeógrafo chegava à sala com as mãos cheias de coisas derrubando tudo