Tecnologia
A Utilização das Técnicas de Simulação Empresarial Associada à Construção e Aplicação de Sistemas de Informações Gerenciais e de Apoio as Decisões do ensino da Contabilidade Gerencial.
O artigo analisado é de grande informação científica para o curso de ciências contábeis, pois num mundo globalizado e de altíssima turbulência como estamos vivendo agora com a Crise Americana, onde as decisões devem ser tomadas de forma rápida e com alto grau de precisão é extremamente necessário que o profissional que estão buscando se qualificar tenha uma metodologia de ensino que propicie ao aluno o aprender a pensar.
O artigo fala sobre simulação empresarial, que surgiu em 1956, nos Estados Unidos e que com a utilização dos computadores permitiu uma maior rapidez no processo de informação o que tornou a simulação mais dinâmica. A simulação empresarial nada mais é do que os participantes do jogo, individualmente ou em grupo, participam da gestão de uma empresa virtual através de decisões administrativas por um período de tempo.
A simulação pode ser geral ou funcional – A simulação do tipo geral é direcionada para os dirigentes que se encontram no mais alto nível da empresa. Neste tipo de simulação o sistema trabalha com as principais áreas funcionais da organização, induzindo aos participantes a trabalhar através de reflexões e posicionamentos com relação às decisões estratégicas como dirigentes. A simulação funcional é direcionada para áreas especificas como: produção, vendas, finanças e recursos humanos.
A simulação pode ser interativa ou não-interativa – Na simulação interativa as decisões de uma empresa refletem sobre o resultado de outra empresa. Na simulação não-interativa as decisões de uma empresa não refletem sobre o resultado das concorrentes.
A simulação empresarial pode ser aplicada individual ou em equipe, depende do objetivo a ser alcançado. Nas simulações funcionais como os objetivos são específicos pode-se trabalhar com a