Abuso Sexual Infantil
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
TEMA:
Educação Em Saúde Para Profissionais Da Educação Acerca Do Abuso Sexual Infantil
29 de Maio de 2014
Rio de Janeiro
Objetivo
Propiciar informações aos profissionais em relação ao abuso sexual infantil, baseado no ECA e protocolos, para que o profissional da educação saiba identificar precocemente e proceder nos casos de abusos sofridos pelas crianças e ou adolescentes.
Objetivo principal
Informar os profissionais da Educação para que possam atuar como agentes de prevenção do abuso sexual infantil Justificativa
Atualmente ainda é frequente a ocorrência de denúncias relacionadas à violência sexual e ao abuso infantil. No entanto, o medo da agressão física faz com que poucas pessoas que sofrem esse tipo de violência procurem apoio profissional e até mesmo proteção. Infelizmente este medo também alcança os profissionais da educação, que em sua maioria, lidam frequentemente com essas crianças detectando facilmente seus distúrbios comportamentais e psicológicos. Muitos professores por ter medo de alguma vingança ou perseguição, acabam não se envolvendo em casos como este. E os que se arriscam preferem o anonimato para que não caia sobre si a responsabilidade de ter que frequentar mesas de investigação frente ao agressor. Portanto, para que esses indivíduos recuperem seu bem estar psicológico e ao mesmo tempo saibam como agir diante de um abuso sexual, um dos pontos cruciais é desenvolver ações de educação em saúde. Desta forma, é necessário propiciar informações aos profissionais em relação ao abuso sexual infantil, baseado no ECA, protocolos entre outros, para que o profissional da educação saiba identificar precocemente e proceder nos casos de abusos sofridos pelas crianças e ou adolescentes restituindo aos mesmo o bem estar social, mental e psicológico.
Metodologia
Roda de conversa com os profissionais de educação, mediante autorização da