escritores da liberdade
CIÊNCIAS MOLECULARES E CELULARES
PAMELA SANTOS MARQUES
MARISSA ELISON MANCIO FARIAS
MICROSCÓPIO ÓPITICO
MACAPÁ-AP
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO___________________________________________3
OBJETIVO______________________________________________4
MATERIAIS_____________________________________________4
RESULTADOS___________________________________________4
REFERÊNCIAS__________________________________________6
INTRODUÇÃO
Atualmente, os aparelhos utilizados nos laboratórios de biologia de escolas e universidades são, na maioria, microscópios ópticos ou fotônicos, que utilizam luz. Eles possuem dois conjuntos de lentes de vidro ou de cristal, e geralmente fornecem ampliações de 100 a 1000 vezes. A luz, projetada através do objeto em observação, atravessa as lentes da objetiva e chega ao olho do observador. Utiliza-se então um micrômetro e um macrômetro para focalizar o objeto fracionado na lâmina estudada e o charriot para efetuar a varredura, que é a visualização dos diferentes campos de uma lâmina.
Há também os microscópios eletrônicos, que permitem o estudo mais detalhado da estrutura interna da célula, podendo proporcionar aumentos de 5 mil e 100 mil vezes.
No microscópio eletrônico de transmissão há, em vez de luz, um feixe de elétrons que atravessa o material biológico, produzindo a imagem. Já o microscópio eletrônico de varredura por meio também de elétrons, estuda-se detalhes de superfícies de objetos sólidos. O material deve ser desidratado e recoberto com uma fina camada de metal. Com a movimentação de um feixe de elétrons, a superfície do material é captada por um sensor e então há uma interpretação computadorizada dessa superfície.
1. OBJETIVO
Estudar e treinar a manipulação de um microscópio óptico e identificar ou distinguir uma célula animal de uma célula vegetal.
2. MATERIAIS
Microscópio óptico;