abuso sexual infantil
CURSO: Serviço Social
DISCIPLINA: Orientação de TCC II
ABUSO SEXUAL INFANTIL
Integrante:
DULCIMAR FERREIRA DA SILVA
Professores Avaliadores:
Nota:
Cidade: Lambari D´Oeste
Data:
“Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo. Mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim”.
Chico Xavier
RESUMO
O presente trabalho aborda o tema “Abuso sexual infantil no ambiente familiar, comportamento social e sequelas”, tendo como suporte as leis que protegem a criança e o adolescente. O abuso sexual infantil, embora seja tema discutido pela sociedade, ao mesmo tempo é um assunto tão polemico e muitas vezes cometidos às escondidas no próprio seio familiar. A família que tem como papel fundamental de proteger, se torna a principal agressora, fazendo com que essa criança ou adolescente tenha problemas sociais e psicológicos.
PALAVRA CHAVE: Abuso sexual infantil no ambiente familiar, comportamento social e sequelas.
INTRODUÇÃO
Conforme os direitos assegurados coma base na Constituição Federal de 1988 e Estatuto da Criança e do Adolescente, vemos todos os dias seus direitos sendo negligenciados.
Segundo a Lei nº 8.069/90, artigos 5º, 18, 130 e 245, bem como o caput de extraordinário e seminal artigo 227 que assegura o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. E ainda conclama a família, o estado e a sociedade civil prescrevendo ser dever dessas instituições a proteção à criança e ao adolescente, bem como a busca de políticas públicas que venham concretizar os direitos dispostos no texto constitucional. Mas os dados demonstram que o Brasil de acordo com a demanda tem mostrado que entre 2004 e 2005