PIM 3 PLANO DE NEGOCIOS
Atualmente, é possível identificar no Brasil, um sem número de empresas que movimentam milhões de reais por ano, sem que estas tenham qualquer estabelecimento de um planejamento estratégico.
Trabalhar o planejamento, alinhando-o aos objetivos organizacionais é o grande desafio enfrentado por administradores de pequenas e médias empresas. No entanto, o mais importante é gerar o comprometimento das pessoas, principalmente, os envolvidos na direção do negócio. Uma estrutura estratégica tem conteúdo lógico e sólido para disciplinar o crescimento da empresa e executar uma transição ordenada do presente para o futuro. O plano estratégico fornece uma consolidada integração de informações, o que cria uma formidável sistemática de comunicação na empresa.
Como consequência direta da implantação do planejamento, destaca-se a gestão estratégica, assumindo a responsabilidade de articular os interesses da empresa, estimular o espírito de equipe, motivar o comprometimento das pessoas e viabilizar ajustes e alterações no plano de acordo com os ambientes interno e externo. O plano estratégico é eminentemente flexível e oferece alternativas que podem substituir certos objetivos operacionais no caso de o ambiente mostrar sinais de alterações. Ele é a base da APO - Administração por Objetivos. Aliás, a administração por objetivos se fundamenta no planejamento estratégico da empresa. Com sua implementação, é possível monitorar o comportamento do ambiente externo e adequar as estruturas e recursos internos da empresa para poder identificar novas oportunidades e enfrentar as ameaças que dele se originam.
Podemos definir planejamento