administraçao
Tema I - Conceitos Iniciais de Marketing
O marketing se apresenta com uma série de atividades, que vão da concepção de um produto por uma empresa até sua entrega e seu consumo e descarte pelo cliente. Segundo Kotler, marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com os outros. O marketing pode ser entendido como o processo de dinamização e intensificação das trocas entre pessoas e organizações, com o objetivo de alcançar a satisfação recíproca de consumidores e produtores. O marketing procura identificar as necessidades humanas e sociais e atendê-las de maneira lucrativa, oferecendo uma rica variedade de conceitos centrais e ferramentas que orientam os profissionais em relação às decisões a serem tomadas, de acordo com o mercado em que a organização atua.
Neste sentido, a execução do marketing se dá pela aplicação de técnicas ou programas às diversas variáveis passíveis de intervenção no marketing. Existem diversos modelos que enumeram as principais variáveis de marketing, sendo o mais destacado o de McCarthy, chamado modelo dos 4P’s, também conhecido como composto mercadológico ou marketing mix, que relaciona as variáveis referentes a produto, preço, praça e promoção. Há também o modelo alternativo ao tradicional modelo dos 4P’s,denominado 4C’s, que enfoca a perspectiva do público-alvo, incluindo cliente, custo, comodidade ou conveniência e comunicação.
Como quer que se apresentem as variáveis, 4P’s ou 4C’s, elas abrangem o conjunto de tarefas que os administradores de marketing devem desenvolver sob o conceito de marketing. O conjunto dessas tarefas chama-se administração de marketing. Assim, a administração de marketing preocupa-se com as ações que podem e devem ser executadas no produto, no preço, na distribuição e comunicação, visando satisfazer clientes e consumidores e, ao mesmo