Abuso infantil
ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP _________________________________________________________
ABUSO INFANTIL
_____________________________________________________________________________
JUAZEIRO
NOVEMBRO DE 2012
CAMILA DAIANE FEITOSA SANTANA – RA 174516
LUANA CAROLINE DA SILVA SANTOS – RA 283057
ABUSO INFANTIL
Pré-Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Política de Atenção à Criança, Adolescente e Idoso, do curso de Serviço Social, da Anhanguera – Uniderp.
Tutora: Maria Edilene Xavier Rocha Garcia
____________________________________________________________
JUAZEIRO
NOVEMBRO DE 2012
INTRODUÇÃO
O ser humano sempre teve a necessidade de explorar o meio em que vive. Hoje, os sinônimos de exploração não são mais os mesmos; explorar caracteriza amargura, dor, infelicidade e até mesmo, acabar com a própria vida. Como então analisar os abusos com crianças e adolescentes para melhor combater tais explorações?
As crianças e adolescentes passam a ocupar nas agendas políticas um lugar de destaque nas lutas por direitos especiais, especialmente de proteção contra as diversas formas de exploração. Com a transformação de crianças e adolescentes em “sujeitos de direitos especiais” (Vianna, 2002, p. 18 apud Lowenkron, 2008. 71), a crítica à violência contra eles ganha força, transformando o crime cometido contra a criança no principal modelo de crueldade. Trata-se de uma nova compreensão “política e ética do fenômeno, ou seja, deste como uma questão de cidadania e de direitos humanos, e sua violação como um crime contra a humanidade”.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL:
• Minimizar/Combater os abusos sofridos pelas crianças e adolescentes assegurando seus direitos pré-estabelecidos nas normas jurídicas que os protegem.