Resenha do filme a missão
JANAÍNA ARAÚJO SILVA
A MISSÃO
Resenha do filme “A Missão” apresentado á professora Juscimar Maria de Paula do Curso de Pedagogia como requisito parcial para avaliação do 1° bimestre da disciplina História da Educação no Brasil.
ITUMBIARA 2012
Filme: A Missão
O filme “A missão” retrata a chegada da companhia de Jesus no Brasil, instituição religiosa que havia sido enviada com o objetivo de catequizar os índios, tornando-os cristãos.
Em primeiro instante, mostra a agressividade de uma tribo indígena que mata um padre, lançando-o em uma cachoeira amarrado em uma cruz, podemos deduzir com essa cena, que muitos padres já haviam sido mortos nessa missão.
Com a morte do último padre, outro foi enviado substituindo-o. O padre Gabriel se infiltrou na floresta e aos poucos ganhou a confiança dos nativos, podendo assim entrar na tribo, aprender a sua língua e seus costumes, estratégia que facilitou a evangelização daqueles povos.
Com o passar do tempo os índios acabaram deixando-se influenciar pelos jesuítas, em algumas cenas os mostram fabricando instrumentos musicais, construindo cabanas, igrejas, plantações, tendo aulas religiosas e com essas aulas eles aprendiam a se portar como cidadãos civilizados, perdendo aos poucos a sua identidade.
Por mais que os jesuítas foram invasivos, impondo sua cultura sobre os índios; eles foram de grande valia na vida daqueles povos, pois os jesuítas os protegiam dos colonizados, que queriam explorar seus territórios, tomar suas riquezas e tornar a população indígena seus escravos.
Mas essa proteção não teve como se sustentar por muito tempo, pois Marquez de Pombal expulsa os jesuítas do Brasil, com o intuito de tirar a Igreja do poder. Mas um jesuíta chamado Rodrigo que era ex-mercenário, não submeteu as ordens de Pombal e ainda encorajou os índios a lutarem por suas terras. Já havia uma grande disputa pelo território brasileiro entre portugueses e espanhóis e com os índios não