Abuso infantil
1.1 Apresentação
As fases de desenvolvimentos de uma criança influenciam muito para sua formação física e principalmente mental, como sua personalidade, convivência social, rendimento escolar, escolha da profissão, relações sexuais, existem várias ações que podem atrapalhar o processo satisfatório, e uma delas é a vivência do abuso sexual, que é o foco desde projeto.
Este projeto tem o intuito de oferecer informações para compreender de forma clara e eficaz os principais distúrbios e traumas causados no desenvolvimento psicológico, quando ocorre abuso sexual na infância e quais métodos de tratamento devem ser utilizados. Tomou-se como base dados coletados de artigos e livros, com autores especializados nos assuntos.
1.2 Justificativa
Dados contidos no relatório Situação Mundial da Infância divulgado pelo UNICEF (2005) estimam que 275 milhões de crianças no mundo são vítimas de violência intra-familiar. Nele é abordado um estudo da OMS que aponta para as seguintes estatísticas: 150 milhões de meninas e 73 milhões de meninos com menos de 18 anos já sofreram relações sexuais forçadas ou alguma outra forma de violência sexual ou física.
O abuso sexual tem um impacto muito grande na saúde física e mental da criança e do adolescente, deixando marcas em seu desenvolvimento, com danos que podem persistir por toda vida.
A infância é um período onde o ser humano desenvolve-se psicologicamente, envolvendo graduais mudanças no comportamento e na aquisição das bases de sua personalidade, por isto quanto mais cedo houver o descobrimento de algum tipo de abuso, mais probabilidade de aplicar um tratamento adequado e resolver ou amenizar os danos causados, para que futuramente não surjam problemas mentais ou físicos que sejam mais graves, ou até mesmo irreparáveis.
1.3 Objetivos
Objetivo Primário
Compreender e analisar como o desenvolvimento psicológico pode ser afetado diante da vivência de abuso sexual na infância.
Objetivos Secundários
Compreender as