Cidadania no Brasil
1: Porque o termo cidadania ganhou mais força a partir da década de 80?
2: Quais são os fatores limitadores da cidadania no Brasil?
3: Explique os 3 direitos que constituem a cidadania e sua dificuldades no Brasil.
Respostas:
1: A partir da década de 80 o termo cidadania ganhou mais destaque nos discursos de políticos e capitalistas, em meios de comunicação como radio, jornal, televisão, e também nas camadas menos favorecidas da população.
Hoje a cidadania é assunto de debate em todos as partes do mundo e em todos as classes sociais. Foi também em 1988 a elaboração da constituição que fixou um novo quadro de leis relativas aos direitos e deveres dos cidadãos. A queda do regime socialista da antiga URSS, no final da década de 80, foi uma das grandes responsáveis por essa mudança no uso do termo cidadania.
2: As maiores limitações da cidadania no Brasil é o fato de que quem detém o poder cuida de encaminhar as coisas na direção que atenda basicamente aos seus interesses, e não ao interesse de todos.
Precisamos assegurar e reivindicar os direitos, e o conhecimento tem que se expandir cada vez mais a toda a população.
As pessoas tendem a negligenciar o fato de que elas próprias podem ser o agente da existência desses direitos. É preciso trabalhar para conquistar seus direitos. A educação plena e de ótima qualidade é um importante instrumento para acabarmos com os limites de nossa cidadania.
3: Direitos Civis: Dizem respeito basicamente ao direito de dispor do próprio corpo, locomoção, segurança, etc...Um grande exemplo de dificuldade do direito civil no Brasil, foi a época da ditadura, as pessoas não podiam ter opinião própria, tinham que agir e pensar de acordo com o que o governo queria, caso contrario eram torturadas e ate mesmo eliminadas. Outro exemplo são os grupos do interior da policia, que decidem torturar e executar o que eles consideram “marginais” num processo de profilaxia social. Temos também os fazendeiros, principalmente