Questionario ciencia politica
1 - A lógica do mito repousa em ambivalência; Crenças e lendas que, de modo simbólico, fornecem explicações para a realidade; Relatos maravilhosos (explicações fantásticas narradas); Natureza e sociedade estão confundidas; Tradição dogmática (relatos passados de gerações para gerações e ditos como verdades inquestionáveis).
2- No pensamento mítico a lógica repousa em ambivalência e no filosófico a lógica se rompe da ambivalência; o pensamento mítico possui relatos maravilhosos, explicações maravilhosas. E o filosófico as explicações são baseadas na razão; no pensamento mítico os relatos são passados de gerações pra gerações e são ditos como verdades inquestionáveis. No filosófico existem várias explicações possíveis e todas podem ser questionadas.
3- A busca por explicações menos misteriosas baseadas na razão.
O pensamento filosófico representa assim uma ruptura bastante radical com o pensamento mítico, enquanto forma de explicar a realidade.O surgimento do pensamento filosófico não significa o desaparecimento por completo do mito, do qual elas sobrevivem muitos elementos mesmo em nossa sociedade contemporânea, em nossas crenças, superstições, fantasias,isto é, em nosso imaginário. O pensamento mítico, com seu apelo ao sobrenatural e aos mistérios, vai assim deixando de satisfazer as necessidades da nova organização social, mais preocupada com a realidade concreta, com a atividade política mais intensa e com as trocas comerciais.
4- A insatisfação com a explicação mitológica sobre a existência do mundo através do sobrenatural e divino leva ao rompimento com o mito, ou seja, a filosofia nasce justamente na tentativa de explicar o mundo fora da visão religiosa ou mítica, mas apenas pela razão humana. É abandonada a visão sobrenatural ou divina e adotam-se critérios através da razão para explicar o mundo natural, pelas causas naturais.
5- A tentativa dos primeiros filósofos da escola jônica será buscar