Abstração em informatica
“Abstração é a habilidade de concentrar nos aspectos essenciais de um contexto qualquer, ignorando características menos importantes ou acidentais. Em modelagem orientada a objetos, uma classe é uma abstração de entidades existentes no domínio do sistema de software.
Por exemplo, imaginamos a abstração referente a classe Animais. Há várias entidades na classe Animais como Anfíbios, Répteis e Mamíferos que são também sub-classes da classe Animais, onde há objetos que contêm cada sub-classe como Ser-humano, Jacaré e outros.
Uma classe abstrata é desenvolvida para representar entidades e conceitos abstratos. A classe abstrata é sempre uma superclasse que não possui instâncias. Ela define um modelo (template) para uma funcionalidade e fornece uma implementação incompleta - a parte genérica dessa funcionalidade - que é compartilhada por um grupo de classes derivadas. Cada uma das classes derivadas, completa a funcionalidade da classe abstrata adicionando um comportamento específico.”
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Abstra%C3%A7%C3%A3o_(programa%C3%A7%C3%A3o)
COMENTÁRIO:
De acordo com o texto acima, abstração é como um programa de recurso, no qual consiste em “desviar” a linguagem, mas sem tirar o foco principal. Mas com outros olhos, abstração é mais que uma palavra, porque engloba n coisas em questão de seu nome, como a arte em geral. No dicionário, abstração e exposta como: “s. f. Operação do espírito, que isola de uma noção um elemento, negligenciando os outros. Resultado desta operação: a brancura considerada em geral, sem ser aplicada a um objeto, é uma abstração. Fazer abstração de uma coisa, não levá-la em consideração. S. f. pl. Idéias quiméricas, desvinculadas da realidade: perder-se em