Economia - multinacionais
Empresas Multinacionais
Trabalho de Duarte Barros, nº 8 12º, 5ª
Escola Secundária Vergílio Ferreira
Empresas Multinacionais
1. Objectivo
Com o presente trabalho pretendi fazer alguma investigação sobre as empresas multinacionais, como surgiram, como funcionam, o que pretendem, como se posicionam na economia mundial, sua importância para a economia dos países, etc.
2. Definição e carcaterísticas de uma empresa multinacional
Existem várias definições para “empresa multinacional” e todas apontam para um conjunto de características comuns:
• São empresas ou grupo de empresas com sede num país mas que possuim ou controlam outras empresas em vários países;
• Têm uma estratégia global para todas as empresas independentemente do país em que operam;
• A gestão das várias empresas é também conduzida à escala mundial;
• As empresas têm geralmente uma actuação com directrizes comuns a todas e independentes dos países em que se localizam.
3. Como surgiram as Multinacionais?
Uma companhia multinacional geralmente tem como origem uma grande empresa de âmbito nacional e resulta de um longo e complexo processo de concentração e centralização de capital e ainda de diversificação.
As EMN começaram a surgir no final do século XIX, princípio do século XX, mas foi após o final da 2ª Guerra Mundial que os EUA deram o mote para a expansão do conceito de empresa multinacional.
Os EUA apresentavam-se, então, como o país vencedor, pujante, com força, dinâmico, com uma economia sólida, assumindo de forma clara a liderança mundial ao nível do comércio, do investimento e da inovação e desenvolvimento, tornando-se a potência mundial de maior relevo a par da ex-URSS.
A produção industrial encontrava-se em forte aceleração e verificava-se a existência de excedentes de produção. A Europa estava completamente destruída depois de ter sido “palco de guerra” e os EUA viram na Europa uma grande oportunidade, nomeadamente no que se refere ao