Industrias
Esse trabalho visa relatar ambas as posições sobre a relação entre as multinacionais e o desenvolvimento que essa gera no país de acolhimento. Nesse item relataremos os pontos positivos defendidos por acadêmicos sobre essa relação e no próximo serão relatados os pontos negativos.
De acordo com Raimar Richers, é incontestável dizer que uma empresa multinacional traz benefícios sociais e econômicos para o país que a acolhe. Essa empresa, ao vir para um país com um grau menor de desenvolvimento, traz para ele uma tecnologia avançada que o permite absorvê-la e então adotá-la em sua produção para otimizar a produção. Essa importação de know-how faz com que o país com menos desenvolvimento passe a ter um crescimento maior.
Além disso, as multinacionais investem na capacitação gerencial do trabalhador, o que faz com que esse adquira mais conhecimento sobre os processos administrativos e portanto passe a realizar a administração da sua empresa de uma forma mais eficiente e prática.
A empresa que vai para outro país também necessita criar uma estrutura para realizar as suas atividades e portanto necessita de trabalhadores, o que faz com haja uma grande geração de emprego internamente, e com isso através do incentivo da formação da capacidade gerencial, já mencionada acima, há uma formação de recursos humanos, ou seja, o trabalhador que faz parte da estrutura de uma empresa dessas acaba adquirindo experiência e passa a ser um profissional.
Também é necessário ressaltar que uma empresa multinacional ao se instalar em um país ela faz com que haja uma expansão na produção da região, visto que essa pode ocorrer diretamente e indiretamente, ou seja, além dos setores que recebem os investimentos diretos, aqueles que estão nas atividades indiretas, como fornecedores, distribuidores, intermediários, etc., acabam recebendo um grande incentivo dessas empresas. Pressões são realizadas para que