Sistema de informática e a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)
Sistema de informática e a Tecnologia de Informação e
Comunicação (TIC)
TECNOLOGIA DA INFORMÁTICA
Em nosso dia-a-dia estamos direta ou indiretamente ligados a tecnologia da informação. Um termo que envolve os mais diversos segmentos da sociedade. Para termos um entendimento mais simples da TI, basta pensarmos diferentemente nos termos tecnologia + informação, em seguida podemos juntar os termos e imaginar todas as soluções providas pela computação e tudo àquilo que envolve a informação.
FORMAÇÃO BÁSICA DO COMPUTADOR
O computador é formado basicamente em duas partes: Hardware e Software.
Hardware
É o nome dado à parte física do computador, o que pode ser tocado (sentido pelo tato). Formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas, utensílios, correntes, e qualquer outro material em estado físico, que seja necessário para fazer com que o computador funcione. Periféricos de Entrada de Dados
Mouse – Usado para controlar e acionar elementos exibidos na tela. Muitas de suas funções podem ser executadas pelo teclado e, para melhor estabilidade, o mouse é movido sobre uma superfície a qual nós chamamos de Mouse Pad.
Teclado – Funciona de forma similar ao teclado de uma maquina de escrever, tendo teclas extras para funções especiais e um teclado numérico, semelhante ao de uma calculadora.
Scanner- Usado para capturar imagens e envia-las á memória do computador.
Essas imagens podem ser gravadas e ficam em condições de serem gravadas.
Periféricos de Processamento de Dados
CPU (Central Processing United) - É a unidade central de processamento, onde são executadas todas as atividades de cálculo e processamento dos dados. Memória ROM (Ready Only Memory / Memória apenas de leituras) – As informações contidas nesse tipo de memória não pode ser alteradas, somente lidas. Um exemplo muito comum é o CD-ROM, que não nos permite gravar nada em seu interior,