Abstinência de sono
Uma boa noite de sono é um fator fundamental para a manutenção da vida humana, pois é o momento em que o organismo começa a preparar seus sistemas para uma nova jornada de atividades, a imunidade é reforçada, células são renovadas e a memória consolidada. A abstinência ou falta deste, pode acarretar em vários problemas e também aumenta a probabilidade de desenvolvimento de certas doenças como diabetes.
Quando dormimos passamos por um processo de relaxamento, a respiração fica mais profunda, os ritmos cardíacos são diminuídos e o hormônio de crescimento é ativado, é também durante esse período que sonhamos. Assim, havendo abstinência do sono, colocamos em risco a qualidade de reação de todas essas atividades, como também diminui o humor, criatividade, atenção, equilíbrio e capacidade de memória.
Segundo pesquisadores da Duke University e da Universidade Nacional de Cingapura, a falta de sono pode afetar os estímulos cerebrais, agindo de maneira á atingir as denominadas “áreas visuais maiores” do cérebro, responsáveis por dar sentido ao que é visto. Porém não prejudicando a maneira de processamento de estímulos simples como enxergar painéis luminosos.
A redução das horas de sono também diminui a produção de insulina, responsável pela retirada de açúcar no sangue e aumenta a de cortisol, sendo esse é responsável pela elevação das taxas de glicose, o que consequentemente a aumenta a probabilidade de desenvolvimento de diabetes.
É incontestável a grande importância do sono para o ser humano, portanto é necessária e indicada uma boa noite de sono, para a média da população adulta de 7 a 8 horas, crianças e adolescentes de 9 a 11 horas diárias, adequadas ao funcionamento e manutenção correta das atividades do organismo, proporcionando uma melhor qualidade de