Insônia
Introdução
Estudos demonstram que aproximadamente 1/4 das pessoas adultas apresentam queixas relacionadas ao sono como: dificuldade para iniciar ou manter o sono, despertar precoce, sonolência diurna, pesadelos, terror noturno, entre outras.
Normalmente, a grande maioria dos adultos dorme entre 7 e 8 horas por noite. Há ainda dois outros grupos de indivíduos normais que dormem menos ou mais do que estas 7 ou 8 horas, e se sentem refeitos após uma noite de sono. Todos estes indivíduos apresentam padrões normais de sono. Além destas variações individuais, a quantidade necessária de sono também oscila ao longo da vida sendo que as crianças precisam de mais horas e os idosos, de menor quantidade de sono.
A alternância entre dois estágios, o sono REM (rapid eye moviment) e sono NREM (não-REM), constitui o sono normal. O sono NREM é subdividido em quatro estágios (I, II, III e IV, sendo os estágios III e IV conhecidos como sono delta – estágios mais profundos do sono), sendo que o padrão característico no eletroencefalograma (EEG) é a ocorrência de ondas sincronizadas. O sono REM tem por característica um EEG de baixa amplitude, alta frequência e ondas dessincronizadas e é neste estágio que normalmente sonhamos.
Quanto aos distúrbios do sono, podemos dividi-los em quatro grandes grupos: o primeiro engloba transtornos que cursam com dificuldades para adormecer ou permanecer dormindo, que são as insônias (grupo A). O segundo grupo (B) é composto pelas patologias que dão sonolência excessiva durante o dia. O terceiro grupo engloba as alterações do ciclo sono/vigília (grupo C), e o quarto diz respeito às parassonias (sonambulismo, terror noturno, bruxismo etc. – grupo D).
O DSM-IV-TR classifica estes grupos dentro dos transtornos primários do sono, e traz ainda os transtornos secundários a outras condições (Tabela 1). Tabela 1: Classificação dos transtornos de sono do DSM-IV-TR
Transtornos primários do sono
Dissonias
Parassonias