Empreendedorismo
O procedimento normal e usual para a edição de qualquer livro é o seguinte:
Antes de tudo – Por que escrever um livro?
Tudo que será mencionado aqui servirá para qualquer tipo de livro, mas queremos, neste caso, falar diretamente com o pessoal de aventura, que o pratica como esporte, por satisfação pessoal ou para passar conhecimentos adquiridos durante as viagens.
O livro é a melhor maneira de comunicar a sua aventura, existem outras: Blogs, sites, internet, DVD, filmes e rádio. Mas é o mais durável, que leva o seu comprador a sensação de estar com algo físico em mão – possuir algo, bastando somente abri-lo e viajar em suas páginas, não precisando de nenhum equipamento auxiliar.
O público espera ter algo para ver, além das palestras e workshops que você poderá fazer e, principalmente, o patrocinador terá uma prova concreta de onde foi gasto o
INVESTIMENTO dele. E muitos destes patrocinadores podem querer o livro para seu acervo ou para usa como brindes.
E futuros patrocinadores terão ainda um belo “cartão de visitas” seu, provando que você é uma pessoa séria e que trata as suas viagens com responsabilidade e profissionalismo. Coloque o livro nos seus planos de viagem, no orçamento para a viagem, a apresentação para a conquista de patrocinadores, que é, podemos assim dizer, a primeira e talvez a mais difícil parte da aventura.
Pense em um livro de umas 250 páginas, com uma 60 fotos coloridas em um ou dois blocos, nos tamanhos usuais dos livros (14 x 21 cm ou 16 x 23 cm ou 21 x 28 cm), outros tamanhos podem encarecer o livro. Peça um orçamento prévio e estimativo para alguma EDITORA que trabalhe no segmento de aventura, mas avise que é um orçamento estimativo que poderá acontecer SÓ ao final da sua viajem.
Este orçamento deverá ser incluído nos custos necessários para pleitear às verbas de patrocínios. Pois é muito mais difícil conseguir patrocínio extra para fazer um livro. Pode perguntar a qualquer pessoa que já fez