Abrigo de maquinas agricolas
Introdução
São considerados abrigos de máquinas quaisquer instalações existentes na fazenda que permitam guardar as máquinas e os implementos agrícolas. Essas instalações podem ser constituídas de estruturas sofisticadas ou mesmo bastantes simples, o importante é que elas protejam o maquinário de intempéries como raios solares, chuvas, ventos, geadas, entre outros.
Os abrigos devem estar adequadamente equipados para atender às necessidade específicas de cada tipo de máquina. A construção de um abrigo de máquinas permite que as diversas operações de manutenção sejam otimizadas, pois, nele, é disponibilizada toda a infra estrutura para se manter o maquinário em boas condições de uso, proporcionando maior rendimento das máquinas no campo.
Fatores que influenciam na construção do abrigo de máquinas agrícolas
O projeto de construção de um abrigo de máquinas envolve diversas etapas, não existindo um padrão pré-estabelecido para tal objetivo. Porém, alguns aspectos gerais devem ser observados. O abrigo deve ser construído em um ponto central da fazenda, de modo que a maioria das áreas a serem trabalhadas situa-se aproximadamente à mesma distância até o abrigo. Isso evitará deslocamentos longos do abrigo até o local onde a máquina irá trabalhar, ou vice-versa, proporcionando maior economia de combustível. É importante que o local onde será construído o abrigo não possua histórico de encharca mento.
O acesso ao local do abrigo deve ser facilitado por estradas largas que permitam transportar implementos muitas vezes mais largos que os próprios tratores. Além disso, ao longo dessas estradas, há de preocupar-se com a adequação de porteiras, pontes e mata-burros em função das máquinas maiores e mais pesadas.
A segurança é outro fator importante de ser levado em consideração quando da construção do abrigo de máquinas. Máquinas agrícolas constituem-se alto capital e comumente são alvos de roubos. Para evitar ou minimizar esse