Abrigo de Maquinas
São considerados abrigos de máquinas quaisquer instalações existentes na fazenda que permitam guardar as máquinas e os implementos agrícolas além de ser uma parte essencial dentro de um sistema agropecuário, ou setor de exploração agrícola, que faz o uso de maquinário em seu dia-a-dia. Essas instalações podem ser constituídas de estruturas sofisticadas ou mesmo bastantes simples, o importante é que elas protejam o maquinário de intempéries como raios solares, chuvas, ventos, geadas, entre outros que provoquem o ressecamento de partes de plástico, borracha, acrílico e fibra; oxidação de partes metálicas; e perdas das propriedades lubrificantes de óleos e graxas em mancais, rolamentos, juntas, etc. Os abrigos devem estar adequadamente equipados para atender as necessidades específicas de cada tipo de máquina, de acordo com o tipo e o número das mesmas envolvidas no processo produtivo e, dessa forma, o abrigo sofre uma variação em tamanho e forma (aberto ou fechado).
O projeto de construção de um abrigo de máquinas envolve diversas etapas considerando aspectos gerais devem ser observados:
- O abrigo deve ser construído em um ponto central da fazenda, de modo que a maioria das áreas a serem trabalhadas situa-se aproximadamente à mesma distância até o abrigo evitando deslocamentos longos do abrigo até o local onde a máquina irá trabalhar, ou vice-versa, proporcionando maior economia de combustível. A localização de sua implantação também está envolvida com as atividades desenvolvidas na área.
- O acesso ao local do abrigo deve ser facilitado por estradas largas que permitam transportar implementos muitas vezes mais largos que os próprios tratores.
- A segurança é outro fator importante de ser levado em consideração quando da construção do abrigo de máquinas e devido ao alto custo das máquinas estas podem ser alvos de roubos. Para evitar ou minimizar esse problema, é adequado o estabelecimento do abrigo próximo à sede da fazenda