TPR China
( i) Agricultura na China Apesar do forte crescimento na indústria e serviços , a agricultura ainda é uma parte importante da economia da China : em 2010, que contribuiu com 10% para o PIB e representou cerca de 37% de todo o emprego . Embora o número de pessoas empregadas na agricultura vem caindo enquanto a produção tem vindo a aumentar , indicando aumento da produtividade , a diferença entre a contribuição da agricultura para o PIB e para o emprego também indica que a produtividade continua bem abaixo das encontradas em outros setores e ajuda a explicar a disparidade de renda entre as áreas rurais e urbanas. A China é o maior produtor mundial de vários produtos agrícolas importantes , incluindo arroz, algodão , trigo e batatas.
( a) Produção
O valor total da produção da agricultura na China tem crescido fortemente nos últimos anos , que chegou a ¥ 5,777 bilhões em 2010, com um aumento médio anual de mais de 12%. Em termos do valor de produção , os vegetais são o produto principal ( 20% do valor de saída ) , seguido de suíno ( 16%) , galinha (10% ) , o arroz ( 8%) , e de milho (5% ) .
Praticamente todas as fazendas da China 200 milhões, são pequenas fazendas familiares. O pequeno tamanho restringe severamente a quantidade de capital que pode ser investido em máquinas e outros investimentos de poupança de trabalho.
(b) Comércio Nos últimos dez anos, as importações e exportações de produtos agrícolas (definição OMC), a China tem crescido consideravelmente. A queda no valor do comércio em 2009 em comparação com 2008 foi mais o resultado da queda nos preços das commodities, como os volumes de importação continuou a aumentar neste período. Além disso, em termos de valor, as exportações e importações retomaram seu crescimento de 2010. Em termos de valor, as importações aumentaram em média 23% ao ano desde 2001, atingindo EUA 67.000 milhões dólares em 2010. A principal origem das importações são os Estados Unidos, seguido pelo Brasil,