Abraham lincoln
Tal discurso foi dito com duzentos e sessenta e nove palavras em menos de dois minutos pelo ex presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln, chamado de “O Discurso de Gettysburg” por se passar na cerimônia de dedicação do Cemitério Nacional de Gettysburg na Pensilvânia, na tarde do dia 19 de Novembro de 1863. Foi o mais importante discurso já feito por um presidente dos Estados Unidos, devido ao momento social, econômico e político que o País passava.
O contexto histórico foi a Guerra da Secessão, uma briga entre os estados do norte contra os estados do sul dos Estados Unidos. No século XIX o norte e o sul se diferenciaram muito, devido o grande numero de imigrantes que chegaram ao País, logo a região norte usou os imigrantes como mão de obra e alavancou a sua economia, a região sul usava o sistema de feudo, tornando os imigrantes escravos. Assim os interesses dos lados entraram em choque. A tensão aumentou em 1961 quando Lincoln venceu as eleições se tornando presidente, era contrario a escravidão praticada no sul, nesta ocasião 11 países que adotavam a escravidão uniram-se e declararam-se independentes do resto do País, fundando os Estados Confederados da América. O estopim para o inicio da guerra civil foi quando o Sul atacou “Fort Sumter” do norte. No decorrer da guerra, o norte desenvolveu-se em geral, e o sul acompanhava o modelo semelhante ao desenvolvido no Brasil, usando escravos, algo que travava o desenvolvimento. A guerra se arrastou ao ano de 1865 matando quase 1 milhão de pessoas, até que em 28 de junho tropas dos estados confederados assinaram sua rendição. O resultado demonstrou a força do norte e aboliu a escravidão, desenvolvendo os Estados Unidos por completo, tornando um País de destaque na primeira guerra mundial.
Os números da guerra gerava um grande desconforto a população, trazendo a revolta do povo contra Lincoln, que, visando a reeleição, usou a estratégia