Abraham Lincoln
Breve História
Abraham Lincoln nasceu a 12 de Fevereiro de 1809, em Hodgenville, Washington, tendo falecido a 15 de Abril de 1865 igualmente em Washington com 54 anos. Lincoln foi um político americano, eleito 16° presidente dos Estados Unidos, tendo começado o seu mandato em Março de 1861 que só acabou em Abril de 1865 com o seu assassinato.
Lincoln teve a proeza de liderar o seu país de forma bem-sucedida durante sua maior crise interna, a Guerra de Secessão, tendo conseguido preservar a União e abolindo a escravidão. Antes de sua eleição em 1860 como o primeiro presidente Republicano, Lincoln actuou como advogado de condado, legislador pelo estado de Illinois, membro da Câmara dos Representantes e duas vezes candidato derrotado ao Senado dos Estados Unidos. Oponente declarado à expansão da escravidão nos Estados Unidos. Lincoln venceu a pré-candidatura do Partido Republicano em 1860, sendo eleito presidente no final do mesmo ano. Grande parte de seu mandato foi dedicada ao combate contra os separatistas dos Estados Confederados da América, durante a Guerra da Secessão. Ele introduziu medidas que levaram à abolição da escravidão, promulgando a Proclamação de Emancipação em 1863 e promovendo a aprovação da Décima terceira emenda da constituição dos Estados Unidos da América.
Assassínio
John Wilkes Booth, um conhecido actor e espião americano, tinha formulado originalmente um plano para sequestrar Lincoln em troca da libertação de prisioneiros Confederados. Após presenciar um discurso no dia 11 de Abril no qual Lincoln prometia direito de voto aos negros, um enfurecido Booth mudou de idéias, determinado agora a assassinar o presidente.
A 14 de Abril de 1865, depois de saber que o presidente e a primeira-dama assistiriam a uma peça no Teatro Ford, Booth percebeu que seria esse o momento. Sem o seu guarda-costas principal, Ward Hill Lamon, a quem ele teria relatado um sonho três dias