Abraham Lincoln
Abraham Lincoln nasceu no estado Kentucky em 12 de Fevereiro de 1809 e faleceu em Washington DC em 15 de Abril de 1865.
Foi o 16º presidente dos Estados Unidos e o primeiro presidente do Partido Republicano dos Estados Unidos da América. Governou de 1861 a 1865 e a sua eleição para a presidência provocou manifestações que levariam a uma guerra civil.
Grande parte dos seus discursos e trabalhos escritos contêm ideais e objetivos democráticos. Lincoln foi o primeiro presidente eleito pelo Partido Republicano. O povo norte-americano pouco sabia a respeito de Lincoln quando este assumiu a Presidência.
Teve bastantes falhas na política devido a cedências, mas que têm pouca importância quando comparadas aos seus grandes méritos. Sua maior qualidade residia na capacidade de compreender os problemas mais graves. No início da Guerra de Secessão, Lincoln percebeu a necessidade de preservar a unidade política do país que caso não tivesse existido os EUA ter-se-iam dividido em duas nações. Lincoln influenciou o curso da história mundial ao assumir a liderança do Norte durante a Guerra de Secessão.
Outra grande qualidade de Lincoln era a habilidade que possuía para expressar suas convicções de uma maneira tão clara e vigorosa que milhões de compatriotas seus acabaram por aderir às mesmas. A vida nos EUA, durante o governo de Lincoln, girou quase que exclusivamente em torno da Guerra de Secessão. Os pioneiros afluíam às fronteiras do oeste e as cidades mineiras surgiam de um dia para outro. O governo concedeu fazendas aos colonos e reservou terras para escolas que mais tarde tornaram-se universidades