Manifestação de Cultura Popular
COMPOSITOR LUIZ CARLOS DA VILA
PESQUISA
DIFERENÇA ENTRE CULTURA POPULAR E CULTURA ERUDITA
A cultura popular e cultura erudita podem ter a mesma sofisticação, mas na sociedade não possuem o mesmo status social. A cultura popular é uma manifestação mais espontânea, mais simples, com fortes características regionais, muitas vezes transmitidas de geração em geração, mais acessível, a grande parte da população. A maior beleza da cultura popular está justamente em se aproximar do modo de vida de um povo. A cultura erudita é a que é legitimada e transmitida pelas escolas e outras instituições. Cultura erudita é aquela que se opõe à cultura popular. A cultura erudita exige um alto grau de instrução, de estudo, de formação específica, de conhecimento de história da arte (muitas vezes universal), dos movimentos artísticos, da própria história geral. Conseqüentemente, acaba sendo mais elaborada.
MANIFESTAÇÕES DE CULTURA POPULAR NO BRASIL
Cultura Popular pode ser definida como qualquer manifestação cultural em que o povo produz e participa de forma ativa. Temos como alguns exemplos de manifestações da cultura popular podendo ser: carnaval, danças folclóricas, literatura de cordel, provérbios, samba, frevo, capoeira, artesanato, cantigas de roda, contos e fábulas, lendas urbanas, superstições, etc. Vejamos alguns dos exemplos citados acima.
CARNAVAL
O carnaval brasileiro é o mais famoso do planeta e atrai milhares de turistas todos os anos. As opções de diversão na maior festa popular nacional são muitas. Desde os suntuosos desfiles das escolas de samba até o carnaval de rua que é a maneira mais tradicional de aproveitar a folia e acontecem em grande parte das cidades brasileiras onde blocos e bandas de carnaval se apresentam com seus hinos e marchinhas características nas capitais e no interior.
DANÇAS FOLCLÓRICAS
As danças constituem um importante