ABORTO
Um aborto é a expulsão prematura de um feto do útero,resultando na sua morte.Isto pode ocorrer de uma forma espontânea.
O aborto induzido,quando realizado por profissionais em boas condições de higiene é um procedimento seguro fora do ambiente hospitalar resulta em + ou – 70 mil mortes maternas e 5 milhões de lesões maternas por ano. Estima-se que seja realizado no mundo 44 milhões de aborto anualmente sendo pouco menos da metade deste procedimento realizados de forma insegura.
Historicamente o aborto induzido vem sendo realizado através de diferentes métodos e seus aspectos morais, éticos, legais e religiosos ainda são objetos de intenso debate em diversas partes do mundo.
Tipos de abortos
Aborto espontâneo: involuntário ou casual, é a expulsão não intencional do embrião ou feto antes de 20-22 semanas. A causa mais comum de aborto espontâneo durante primeiro trimestre são as anomalias cromossômicas do feto.
Aborto induzido: também denominado aborto provocado ou interrupção voluntária da gravidez é o aborto causado por ação humana deliberada.Ocorre pela ingestão de medicamentos ou métodos mecânico. A ética deste tipo de abortamento é contestada em muitos países mas é reconhecido uma prática legal em outros países sendo inclusive em alguns totalmente coberta pelo sistema público de saúde.
Aborto induzido possui as seguintes subcategorias
Aborto terapêutico
*aborto provocado para salvar a vida da gestante
*para preservar a saúde física ou mental da mulher
*para dar fim a gestação que resultaria numa criança com problemas congênitos que seriam fatais ou associados com enfermidades graves
*para reduzir seletivamente o numero de fetos para diminuir a possibilidade de riscos associados a gravidez múltiplas
*aborto eletivo provocado por qualquer outra motivação.
Outras classificações
Quando ao tempo de duração da gestação
*Aborto subclínico: abortamento que acontece antes de