Solventes
Nome: Tales Krüger Siefert (2º Semestre)
Professora: Isabel Halfen da Costa Torino
Disciplina: Química aplicada à conservação e restauro de bens culturais
Data: 06/04/2015 Solventes
Denomina-se solvente, dissolvente ou dispersante aquela substância que permite a dispersão de outra substância em seu meio. Normalmente o dissolvente estabelece o estado físico da dissolução. Por isso, se diz que o dissolvente é o componente de uma dissolução que está no mesmo estado físico que a dissolução. Numa dissolução de água e sal de cozinha, a água é o solvente porque dispersa no seu meio o sal. (Podemos usar como exemplo, o clássico soro caseiro, conhecido popularmente).
O soluto é a substância dissolvida, no caso da imagem o sal e o açúcar. Já o solvente é a substância que dissolve, no caso a água.
Principiais solventes utilizados na conservação e restauro de bens culturais
Solventes e sua toxidade
Benzeno: hidrocarbonetos aromáticos. É um dos solventes mais perigosos na restauração. Ele é cancerígeno, sua absorção pela pele é acelerada. É extremamente tóxico por inalação e causa envenenamento crônico, é muito inflamável.
Tolueno: também é muito inflamável. O contato com a pele provoca rachaduras e dermatites, sua inalação provoca euforia imediata seguida de fraqueza, fadiga confusão mental, dor de cabeça e vertigem. Concentrações muito altas levam a inconsciência e a morte. O tolueno é um dos componentes da cola de sapateiro.
Xileno: É muito inflamável. Causa irritações nas vias respiratórias, náuseas, dores abdominais, descoordenação motora e inconsciência.
Acetona: Muito inflamável e moderadamente tóxica. Causa lesão aos olhos, ressecamento da pele, dor de cabeça e sensação de depressão.
Álcool isopropílico: muito inflamável. Irritante para a pele e as vias