Aparelho Locomotor
Osteologia: estudo dos ossos.
Ossos: São órgãos rígidos, constituídos por tecidos conjuntivos mineralizados, que reunidos formam o esqueleto.
Esqueleto: Conjunto de ossos e tecidos cartilaginosos que juntos da à formação do corpo.
Sua função é sustentar o organismo, Proteção dos órgãos vitais (coração, pulmão...), base mecânica para o movimento e armazenamento de sais.
Tem função de dividir o esqueleto em: Axial (crânio, hioide, coluna vertebral e tórax), apendicular (superior e interior), cíngulos do membro superior (clavícula e escápula) e cíngulo do membro inferior (ossos do quadril);
Estrutura Óssea:
Osso esponjoso (textura esponjosa), Osso compacto (textura densa), Medula Óssea Amarela (células adiposas e algumas células sanguíneas) e Medula Óssea Vermelha (células sanguíneas imaturas que se diferenciarão em células sanguíneas).
Periósteo: é o tecido conjuntivo que reveste a superfície externa da diáfise*, fixando-se na superfície externa do osso. Protege o osso.
Endósteo: canal do conjuntivo que reveste a medula óssea.
Classificação segunda a forma do osso: Ossos Longos: O seu comprimento é maior do que a largura é constituída por um corpo e divida por duas extremidades. É dividida em partes: diáfise (corpo do osso), epífises proximal e distal (extremidade do osso), metáfises proximal e distal (região entre epífises e diáfises) e canal medular (cavidade na diáfise do osso para alojar a medula óssea).
Ex: Fêmur.
Ossos Planos: Ossos finos no qual o comprimento e a largura predominam sobre a espessura. Garantem proteção e geram grandes áreas para inserção de músculos.
Ex: Frontal e Parietal.
Ossos Curtos: Ossos que possuem o comprimento particularmente igual a sua largura.
Ex: Ossos do carpo (ossos da mão).
Ossos Irregulares: Apresenta uma forma irregular.
Ex: Vértebras (coluna vertebral).
Ossos Pneumáticos: São ossos ocos, com cavidades cheias de ar.
Ex: Cabeça (seio frontal, maxilar, esfenoide e etmoide).
Ossos