solventes
Os solventes ativos são substancias que têm a propriedade de reagir quimicamente com um composto que se quer extrair (geralmente são substancias dissolvidas de soluções ou misturas sólidas) transformando em algo solúvel no solvente.
O processo de extração envolve a separação de um elemento através da adição de um segundo solvente, no qual o composto orgânico seja mais solúvel e que seja pouco miscível.
A água é usada como um dos solventes na extração, sendo que a maioria dos compostos orgânicos é imiscível em água. Os solventes que são mais compatíveis com a água na extração de compostos orgânicos são: éter etílico, benzeno, clorofórmio, tetracloreto de carbono, diclorometano e éter de petróleo. Estes solventes são insolúveis em água, portanto duas fases distintas são formadas.
Quando se utiliza água as duas fases são recebem nomes distintos, a fase com água é chamada de” solução aquosa” e a fase do solvente orgânico é chamada de “fase orgânica”.
Se tivermos uma diferença de acidez entre os compostos a serem separados, extração se baseia na teoria de que a adição de uma base à solução de ácido orgânico e um composto neutro que resultará na desprotonação do ácido formando seu sal correspondente e água, enquanto o composto neutro permanece descarregado. Desse modo, o sal iônico formado será solúvel em água enquanto o outro composto será insolúvel, podendo ser posteriormente separados.
Os carvões ativos granulados têm dureza para evitar perdas por fricção, são utilizados em colunas de leitos fixos ou móveis por onde o fluido é filtrado e purificado. Podem ser usados em processos de adsorção em fase líquida ou gasosa e entre as aplicações citam-se os filtros de decloração de águas potável e industrial, tratamento de efluentes, purificação de ar, purificação de gás carbônico, adsorção de álcool, desodorização de geladeiras, câmaras frigoríficas, tratamento de gases, recuperação de solventes, suporte catalítico, purificação de ácidos, tratamento de