HA e BETA TCP
Biomateriais são materiais artificiais desenvolvidos para uso em áreas de saúde com finalidade de substituir a matéria viva cuja função foi perdida. Inclui qualquer substância sintética ou natural que pode ser usada como tratamento para substituição total ou parcial de qualquer tecido, órgão ou organismo.Dentre as características essenciais desses materiais estão a biocompatibilidade com o tecido, atoxidade e pouco peso. O envelhecimento da população mundial é um fato que traz consigo uma série de riscos para inerentes a fragilidade, exigindo intervenções em todos os níveis. A osteoporose, as quedas, são os maiores fatores de risco para a ocorrência de fraturas
Existem diversas pesquisas científicas que ao longo dos anos estudam o desenvolvimento e comportamento dos biomateriais , com finalidade de recuperar e manter o volume e os contornos anatômicos adequados [1].
Os ossos e dentes de todos os vertebrados são compósitos naturais formados por moléculas de colágeno ligadas em cadeias lineares arranjadas em fibras. Entre estas moléculas há pequenos compartimentos intersticiais regularmente espaçados, onde estão presentes nanocristais de um sólido inorgânico, que representa cerca de 65% da massa total do osso.
De Jong foi o primeiro a observar a semelhança entre os padrões de difração de raios-X destes nanocristais e de um composto de fosfato de cálcio(FCa).
Por sua composição química ser muito semelhante á matriz mineral óssea, as FCa têm sido muito utilizados como material de reparos ósseos.
1
Tabela 1. Ocorrência de fosfato de cálcio em sistemas biológicos [2].
Fosfato de cálcio
Fórmula química
Razão Ca/P
(Ca,Z)10(PO4,Y)6(OH,X)
Apatita
2
(Z= Mg2+,Sr2+,Ba2+;
Y = HPO42- ,CO32-;
Ocorrência
Esmalte,
Varia com
osso
ZeY
dentário,
X = Cl-,F-)
dentina,
,
cálculo pedras, cálculo urinário,calcificação de tecido mole.
Fosfato octacálcico
(OCP)
1,33
Ca8H2(PO4)6.5H2O
de